Total de visualizações

terça-feira, 27 de março de 2012

Bailados

Neste post e no próximo, vou enumerar e explorar os bailados ou ballets de repertório mais conhecidos.

LAGO DOS CISNES


Começando pelo Lago dos Cisnes, este conta a história de um príncipe, Siegfried,que, durante as festividades do seu 18º aniversário, resolve fazer uma caçada e encontra um lago repleto de cisnes que se transformam em princesas. Odete, a rainha dos Cisnes, conta-lhe que o feiticeiro Rothbart as amaldiçou, sendo esta maldição quebrada quando Odete encontrar um jovem de coração puro que a ame e seja fiel. O príncipe fica encantado com Odete e pede-lhe que compareça na festa do dia seguinte.
No dia seguinte, no baile, chega um cavalheiro acompanhado com a sua filha, Odile. Esta, chega disfarçada de Odete, dançando com o príncipe que julga estar cara a cara com a sua amada. Mais tarde, Siegfried percebe que foi enganado e vai desesperado para o lago onde se depara com Odete desiludida mas rendida ao amor que sente por Siegfried. O feiticeiro ainda aparece para tentar matar o príncipe mas não consegue, o feitiço é quebrado e Odete e o príncipe vivem felizes para sempre.

o famoso "pas de quatre"
O Lago dos Cisnes teve a sua primeira aparição no Teatro Bolshoi, em Moscovo, a 4 de Março de 1877. O coreógrafo era Julius Reisinger e a bailarina Anna Sobeshchanskaya, interpretando o papel de Odette. Tendo sido esta aparição um fracasso, a segunda realizou-se no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, a 15 de Janeiro de 1895. O coreógrafo era Marius Petipa e Lev Ivanov e os bailarinos Pavel Gerdt, como príncipe Siegfried, e Pierina Legnani, como Odette. O compositor deste bailado é Pyotr Ilyich Tchaikovsky.




A BELA ADORMECIDA


 Este foi um bailado adaptado da história do mesmo nome escrita por Charles Perrault.
 Este bailado conta a história de uma princesa recém-nascida, Aurora, à qual são concedidas muitas prendas pelas fadas-madrinhas. Enquanto decorre a entrega das prendas, um trovão anuncia a chegada da terrível Carabosse, fada esta que não foi incluída na lista de convidados da festa. Esta fada decide dar uma prenda a Aurora: quando esta completar 16 anos, irá picar-se numa agulha e mergulhar num somo profundo, que só será quebrado quando um príncipe a beijar e se casar com ela.
Quando Aurora completou 16 anos, o feitiço realiza-se quando uma velha lhe oferece um ramo de rosas. Neste ramo encontrava-se uma agulha e é aí que Aurora se pica e cai no sono que lhe estava predestinado.
Passados 100 anos, o príncipe Désiré encontra Aurora, com a ajuda da fada lilás, uma das fadas-madrinhas. O príncipe acorda-a com um beijo e pede-a em casamento. Os reis, pais de Aurora, concedem-na com alegria, os dois casam-se e vivem felizes para sempre.

A Bela Adormecida teve a sua estreia no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, a 5 de Janeiro de 1890. A música é do compositor russo Tchaikovsky e a coreografia de Marius Petipa.

bailarina

          
             Fontes: http://www.bailarinas.kit.net/
                          http://pt.wikipedia.org
                          



Sem comentários:

Enviar um comentário