Total de visualizações

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bailados 2

 Neste post vou continuar a expor e a explorar alguns dos bailados clássicos mais conhecidos.

QUEBRA-NOZES

 Este bailado conta a história de uma menina chamada Clara que recebe, no dia de Natal, um quebra-nozes. Na mesma noite, Clara sonha que na sua sala aparece um exército de ratos para lutar contra o quebra-nozes. Este, para a proteger, leva-a para um mundo mágico e fantástico onde se encontram o reino das Neves e o reino dos Doces. 
Depois deste maravilhoso sonho, Clara acorda e percebe que, para sua grande desilusão, tudo aquilo não passa de um sonho. Já de manhã, ao receber os convidados para a festa, depara-se com o sobrinho do seu padrinho que é, na verdade, o príncipe Quebra-Nozes.
Quebra-Nozes teve a sua estreia no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, a 17 de Dezembro de 1892. Este bailado tem, como muitos outros, Pyotr Ilyich Tchaikovsky como compositor.


COPPÉLIA

 Coppélia é, antes que tudo um bailado cómico-sentimental, que veio quebrar a tristeza dos ballets românticos da época. A sua estreia realizou-se a 25 de Maio de 1870, no Théatre Imperial de L'Ópera de Paris, com Giuseppina Bozzachi no papel principal, tendo esta, na altura, apenas 16 anos! A música é de Léo Delibes e a coreografia de Arthur Saint-Léon.

Este bailado conta a história de Swanilda e Franz, que se encontravam noivos. Quando os dois iam passear, Franz ficava deslumbrado com uma menina, que se encontrava todas as tardes na varanda da casa do Dr. Coppelius, a ler. Swanilda, com ciúmes, discute com Franz e promete vingar-se.
 Durante um encontro forçado pelos amigos do casal, Swanilda aventura-se e entra na casa do Dr. Coppelius. Lá, Swanilda descobre que a Coppélia, a menina dedicada à leitura, é uma boneca, então, decide vestir-se de boneca e fingir ser Coppélia. Franz entra na casa e encontra Swanilda, percebe toda a verdade e pede-lhe desculpa pelo sucedido.
 No fim, os dois casam-se na aldeia onde viviam.













 GISELLE


 Este bailado conta a história de uma aldeã, Giselle, que está apaixonada por um jovem chamado Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, fica desolada e morre.
Albrecht visita o túmulo de Giselle todas as noites, e é numa dessas que as willis, os fantasmas vampíricos de raparigas que morreram no dia anterior ao seu casamento, o obrigam a dançar até à morte. Giselle, dança no lugar do seu amado e, dessa forma, impede-o de chegar à exaustão. Desta forma, o encanto das willis é quebrado e Giselle perdoa Albrecht por a ter enganado.


Giselle teve a sua estreia a 28 de Junho de 1841, no Théâtre de l'Academie Royale de Musique, em Paris. A bailarina no papel de Giselle foi Carlota Grisi, os coreógrafos foram Jules Perrot e Jean Coralli e o compositor foi Adolphe Adam.

bailarina
                                        
            Fontes: www.bailarinas.kit.net/               
                         pt.wikipedia.org                                   




            




Sem comentários:

Enviar um comentário